Quanto custa e como funciona o seguro de carga?

Todos nós precisamos enviar produtos pelo país ou até mesmo para exterior, seja por Correio ou via transportadora, esses podem ir por via aérea, marítima, ferroviária ou rodoviária. Quem transporta esses bens e mercadorias sabe a importância de protege-los, por conta disso foi criado o seguro de carga. Entenda como ele funciona:

As mercadorias e bens que são transportados por caminhões, trens, aviões e navios precisam estar protegidas para garantir que cheguem bem ao seu destino. Todos esses meios de transporte já são obrigados a utilizarem o seguro de responsabilidade civil, que serve para cobrir os danos que a carga e o transporte podem ocasionar para terceiros.

Mas além desse ainda podem adquirir o o seguro de cargas que ajuda a diminuir o prejuízo em caso de roubo ou acidente.

Segundo o site SegurodeCarga.net:

O seguro de carga não é dispensado para quem trabalha com transporte, pois como o roubo é uma ameaça clara ao setor, que pode, além de sumir a carga, o caminhão também pode sumir. Fora os riscos envolvendo acidentes com o veículo transportador, que pode danificar, ou até mesmo, destruir a carga. Por isso que o seguro de carga é importante para os meios de transporte, para que os envolvidos nas ações logísticas, sejam elas nacionais ou internacionais, não se sujeitem a enormes prejuízos em seus serviços.

Quanto custa um seguro de carga?

O valor do seguro de carga pode variar de acordo com carga que está sendo carregada (mercadorias em geral, mudanças domésticas, malotes, bagagem, mostruário, remessa postal, etc.) e o tipo de transporte que está sendo utilizado. Além disso existem diversos tipos categorias de seguro:

Seguro de Responsabilidade Civil Transportador Rodoviário – Carga (RCTR-C)

Seguro de Responsabilidade Civil Facultativo – Desaparecimento de Carga (RCF-DC)

Seguro de Responsabilidade Civil Transportador Ferroviário – Carga (RCTF-C)

Seguro de Responsabilidade Civil Transportador Aéreo – Carga (RCTA-C)

Seguro de Responsabilidade Civil Armador – Carga (RCA-C)

Os valores podem ser cotados em sites especializados.

Deixe seu comentário